domingo, 10 de junho de 2012

Itaboraí, eleições e o COMPERJ.


Texto enviado à CEAI por Geraldo Santos

As eleições de 2012 em Itaboraí têm um significado todo especial.

A cidade sai da condição de ser apenas um dos acessos a região dos lagos, pouco conhecida, com índice vergonhoso de desenvolvimento humano para se tornar um dos municípios mais cobiçados no próximo pleito. E foi o COMPERJ, o complexo industrial da Petrobras que operou este “milagre”.A expansão imobiliária é assustadora, com correspondente especulação.

As composições eleitorais ou “eleitoreiras” tomam contornos cada vez mais incertos e indefinidos. A tensão aumenta a cada dia. Participar de alguma maneira, qualquer que seja da gestão pública, direta ou indiretamente, no executivo ou legislativo em Itaboraí é hoje uma batalha declarada. Vale tudo ou quase tudo.

De um lado se tenta agrupar os “defensores” da cidade frente à chegada de candidatos oriundos de outras regiões. É a composição do “daqui eu não saio, daqui ninguém me tira”. Desta frente política ou dos “Defensores de Itaboraí” não se economizará um centavo sequer, que coloque em risco a perda do poder. Para estes um pouco de memória histórica não faria mal.

Do outro estão às possíveis candidaturas alternativas, dos chamados “estrangeiros”. É o grupo do “vacilou, não cuidou, perdeu”. Desta frente com apetite voraz e fortemente estruturada, há de se esperar um orçamento digno de superprodução hollywoodiana para filmar seu próprio projeto. Para estes a sabedoria contra as armadilhas dos pecados capitais também não farta mal nenhum.

O final deste filme é uma grande interrogação ou não. Como moradores e eleitores desta cidade, não podemos permanecer como espectadores passivos deste filme de final previsível. Onde o roteiro se baseia em como comer o filé de Itaboraí e deixar o resto para a população.
População que não aguenta mais tanto desrespeito. É hora de se organizar e fazer a diferença nesta eleição. Perder esta oportunidade será uma condenação à continuidade da atual condição precária da imensa maioria da população de Itaboraí. 

2 comentários:

  1. Parabéns Geraldo pelo texto! Realmente a grande maioria está na condição de espectador desse assombroso filme, mas que deve despertar dessa condição passiva pois é essa maioria que vai dizer qual vai ser o final desse filme. Espero que todos reconheçam a importância do voto e que esse ano será decisivo para continuação ou não desse estado caótico em que se encontra a nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. SE NAO RECONHECE QUEM TA NO PODER COMO ÚNICO QUE FAZ !!! QUE PELO MENOS NÃO DE O SEU VOTO PARA UM FORASTEIRO SEM HISTORIA NO MUNICIPIO, SÃO CANDIDATOS GPS, POIS SEM ESSE RECURSO NAO CHEGAM A LUGAR ALGUM !!! VALEU ABRAÇOS.

    ResponderExcluir