segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Relatoria sobre as inscrições do TSU

Em 24/08/2009, os integrantes da CEAI foram fiscalizar para verificar se as inscrições estavam ocorrendo e colher mais informações sobre esse processo de implantação do TSU. Processo que criticamos pela total falta de divulgação por parte da Prefeitura, período de inscrição reduzido, relação de documentos só divulgada no ato da inscrição, dentre outros fatores.



Pela manhã um integrante da CEAI dirigiu-se à Secretaria de Desenvolvimento Social e encontrou o local das inscrições instalado no final do corredor, com três atendentes. Na chegada não encontramos nenhuma sinalização ou aviso na porta principal indicando que ali ocorria as inscrições para o TSU. Um completo descaso com a população de itaboraí!! Não divulgar um benefício!







Após o membro da CEAI informar-se para fazer sua inscrição e fotografar a área, o local da inscrição foi transferido imediatamente para a primeira sala, logo na entrada.







A tarde outro membro da CEAI compareceu ao local de inscrições e encontrou um aviso do lado esquerdo da entrada principal indicando que ali estava sendo realizada as inscrições do TSU (parece que com a constante fiscalização da CEAI eles tentam trabalhar um pouquinho, porém a divulgação da prefeitura limita-se a aviso na parede e um telefone que por acaso descobrimos).

FICHA DE INSCRIÇÃO
O que nos surpeendeu foi a ficha de inscrição que eles estão utilizando para fazer a análise sócioeconômica. É uma coisa ridícula de uma folha e também muito infantil, pois ao ler a ficha dar a entender que quem faz um curso universitário é só crianças. Não levando em conta os vários Pai e mãe de família que também fazem um curso universitário. E se verificarem na ficha quem irá fazer essa análise não é uma pessoa capacitada. Ora uma análise socioeconômica exige que seja feita por uma pessoa capacitada, ou seja, uma Assitente Social.


EXIGÊNCIA DE DOCUMENTOS
Além disso, encontramos uma lista de exigência de documentos que dificilmente será conseguida pelos alunos até o dia 28/08/2009 (nesta Sexta-Feira), pois consegui a declaração de Inscrição nesse curto espaço de tempo é algo quase impossível, visto que as aulas estão começando agora e as coordenações estão todas "atoladas" de trabalho. E nas faculdades particulares o universitário tem que pagar para pegar uma declaração, que também não é feita na hora. Sem contar os alunos da UERJ que só conseguirão essa declaração por milagre, pois a universidade encontra-se em - RECESSO ACADÊMICO no perído de 14/08 a 12/09/2009. O que acontecerá com esses alunos? Poderão apresentar esses documentos depois?

Tem a declaração do Imposto de Renda e quem não tem? Cadê a opção de declarar que é isento. Parece piada mas exige-se documentos que dificilmente os universitários conseguirão entregar até nesta sexta. Que análise sócio-econômica é essa que será feita apenas com essas informações.

Assim, sem nenhuma divulgação e exigência de documentos (difíceis de consegui em curto espaço de tempo) está sendo implantado o TSU. Fato que demonstra tentar mascarar a real demanda de universitários para utilizarem oTSU e/ou e tentar obter com as inscrições um relação de vínculo de favores ao invés de proporcionar o que é de direito dos estudantes. Concluindo, eles estão tentando fazer as inscrições na "moita" mesmo.

3 comentários:

  1. Se fosse uma festa com Bruno e Marone, Perla ou com qualquer outro do mesmo naipe, teriamoss carros de sons, anuncios em jornais out-doors e todas as formas de divulgação. Quando se trata de educação, não há divulgação para que uma vez terminado o prazo, venha a noticia que não houve inscriçoes porque não havia interessados. Educação e saude, nesse país, são tratados com descaso pára que não tenhaamos um povo e sim uma massa que poderá ser manipulada pelos governantess ao sabor de suas conveniencias.

    ResponderExcluir
  2. Esse anuncio aí da frente já saiu. aliás, ontem quando me dirigi ao local, tinha apenas uma folha de papel A4 informando as inscrições...detalhe: tinta quase que ilegível.
    Quanta divulgação hein prefeitura! Querem mascarar a real demanda!

    ResponderExcluir
  3. Gente precisamos nos mobilizar pra que esse prazo de inscrições seja estendido, e que seja modificado essa ficha de inscrição.

    ResponderExcluir